O que é planejado e medido é feito

Para que a vida possa fluir da forma como preferimos, trazendo os resultados que desejamos, é necessário tomar partido nas decisões e agir ativamente na formação do destino. O resultado da passividade, de não planejar e medir o progresso deixando as coisas ao acaso, é estar entregue a sorte. E a questão é: você quer que seu futuro seja uma aposta? Se sim, ao menos esteja consciente que as chances não são tão favoráveis quanto a atitude positivista leva a crer. No futuro existe sim a possibilidade de uma vida melhor, mas é necessário que a construamos no presente, bloco a bloco.

Portanto, precisamos urgentemente estabelecer métricas, metas, planos e, em suma, tratar a vida como um negócio. Afinal, como é possível tomar decisões inteligentes se não se dispõe de informações vitais? Seja direto quanto a isso, tome nota, gere dados o tanto quanto puder e de preferência com constância, para que possa, quando desejar, voltar atrás, analisar e decidir o que pode ser melhorado.

Uma ferramenta geradora de informação vital, no quesito de autoconhecimento, por exemplo, é o diário. Escrever sobre o dia permite ter uma visão mais apurada dos esforços e problemas, tornando-nos mais conscientes e instigando-nos uma visão ampla da situação atual, o que propicia maior criatividade na resolução dos conflitos. Porém, devido a fatores diversos, nem todos têm a disposição para redigir cada dia de suas vidas e a prática acaba ficando restrita a poucos. Uma alternativa que costumo utilizar é o registro de eventos importantes, que acaba sendo um intermediário, não demandando tanto quanto um diário, mas ainda assim trazendo insights sobre a trajetória. Para praticar é simples, basta criar uma planilha e, sempre que algo de importância ocorrer, anotar a data e uma breve descrição. Assim você estará dando o primeiro passo na geração de  informações norteadoras.

Cientista da computação, praticante da filosofia estóica e entusiasta no estudo do bem-estar humano e da autorrealização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *